Corporealidade, corporalidade, corporeidade e corporalização em Artes Performativas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888080Palavras-chave:
Corporealidade, Corporalidade, Corporeidade, Corporalização, Artes PerformativasResumo
Os conceitos de corporealidade, corporalidade, corporeidade e corporificação podem ser mal compreendidos e sobrepostos nas pesquisas da área das artes cênicas, quando suas diferenças, especificidades e pontos de encontro não ficam claros para quem decide desenvolver investigações que tratem desses assuntos. Essa abordagem pode fomentar um campo de pesquisa plural nas questões relacionadas às artes performativas em geral, centralizando também as reflexões a partir da perspectiva dos sujeitos que estão sentindo, vivenciando e se entregando aos processos criativos. Ao abordar a corporealidade, a corporeidade, a corporalidade e a corporificação como pontos de vista reflexivos, os artistas cênicos podem potencializar descobertas singulares, dinamizadas a partir de experiências despertadas pelo corpo-voz. Nesse sentido, o trabalho corporal e vocal pode assumir outros caminhos como interesse de pesquisa. Os aspectos relacionados à subjetividade não desvinculada do corpo-voz como potencializador das experiências abrem a oportunidade de compreender como as vivências vocais-corporais experimentadas durante o processo criativo podem gerar processos singulares de aprendizagem/conhecimento/compreensão, caracteristicamente potencializados pelos artistas performáticos que conduzem seus trabalhos dessa forma.
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