Sublimação: imagens em transitividade
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373486997Palavras-chave:
Impressão, Matriz, Sublimação, Processos artísticosResumo
O presente artigo trata da impressão como uma etapa intermediária em processos de elaboração de imagens artísticas. São abordadas especificidades do processo de impressão por sublimação. Observa-se o caráter transitivo das imagens possibilitado pelas transferências agenciadas entre matriz e suporte de impressão, nos trabalhos de Lurdi Blauth, Eduardo Vieira da Cunha e Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa. O artigo trata da impressão como uma etapa intermediária em processos de elaboração de imagens artísticas. São abordadas especificidades do processo de impressão por sublimação. Observa-se o caráter transitivo das imagens possibilitado pelas transferências agenciadas entre matriz e suporte de impressão, nos trabalhos de Lurdi Blauth, Eduardo Vieira da Cunha e Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BLAUTH, Lurdi. Marcas, passagens e condensações. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.
CATTANI, Iclea (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2007.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. São Paulo: 34, 1995. v.1.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance par contact. Paris: Minuit, 2008.
______. L’Empreinte – Catálogo de exposição. Tradução de Patrícia Franca. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária. Campinas: Papirus, 1996.