Sublimação: imagens em transitividade

Autores

  • Lurdi Blauth Universidade Feevale
  • Elaine Tedesco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373486997

Palavras-chave:

Impressão, Matriz, Sublimação, Processos artísticos

Resumo

O presente artigo trata da impressão como uma etapa intermediária em processos de elaboração de imagens artísticas. São abordadas especificidades do processo de impressão por sublimação. Observa-se o caráter transitivo das imagens possibilitado pelas transferências agenciadas entre matriz e suporte de impressão, nos trabalhos de Lurdi Blauth, Eduardo Vieira da Cunha e Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa. O artigo trata da impressão como uma etapa intermediária em processos de elaboração de imagens artísticas. São abordadas especificidades do processo de impressão por sublimação. Observa-se o caráter transitivo das imagens possibilitado pelas transferências agenciadas entre matriz e suporte de impressão, nos trabalhos de Lurdi Blauth, Eduardo Vieira da Cunha e Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lurdi Blauth, Universidade Feevale

Artes Visuais;

Doutora em Poéticas Visuais, pela UFRGS, 2005. Doutorado/sanduíche, Université Pantheon-Sorbonne/ParisI/França, 2003. Docente nos cursos de Artes Visuais e mestrado em Processos e Manifestações Culturais; Pesquisadora, líder dos projetos, Procedimentos de Contato: desdobramentos da imagem na arte e na cultura da atualidade; Texto e Imagem: inscrições e grafias em produções poéticas/Universidade Feevale, NH/RS. Realiza exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.

Elaine Tedesco, UFRGS

Artes Visuais;

Doutora em Poéticas Visuais pela UFRGS, (2009). Doutorado/Sanduíche Universidad Politécnica de Valencia/Espanha, 2005. Pesquisadora, em 2010 foi líder do projeto Procedimentos de Contato: desdobramentos da imagem na arte e na cultura da atualidade, Universidade Feevale, NH/RS. Atualmente é docente na área de fotografia no Curso de Artes Visuais da UFRGS. Destaca-se em suas exposições internacionais: II e V Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1999 e 2005; 52ª Bienal Internacional de Veneza, 2007.

 

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BLAUTH, Lurdi. Marcas, passagens e condensações. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

CATTANI, Iclea (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2007.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. São Paulo: 34, 1995. v.1.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance par contact. Paris: Minuit, 2008.

______. L’Empreinte – Catálogo de exposição. Tradução de Patrícia Franca. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária. Campinas: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

Blauth, L., & Tedesco, E. (2013). Sublimação: imagens em transitividade. Revista Digital Do LAV, (10), 071–084. https://doi.org/10.5902/198373486997