Instalações artísticas: observar, criar e transformar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865450Palavras-chave:
Instalação direta, Instalação indireta, Educação infantil, Processo criativo.Resumo
Este artigo tem o intuito de cunhar os conceitos instalação direta e indireta na educação infantil. No âmbito geral, o texto problematiza os espaços comuns escolares, além de levantar reflexões acerca da contribuição das instalações artísticas no desenvolvimento infantil. Por fim, é feito um estudo de caso, a fim de apontar a presença das instalações diretas e indiretas no ambiente escolar, bem como caracterizá-las. Com isso, espera-se que a explanação dessas ideias sirva como convite para refletir sobre a criação desses ambientes e a sua importância no repertório das crianças.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
BORGES, Camila Bettim. Respingos, colagens, vozes, sensações. In: CUNHA, Susana Rangel. Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando, 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 2017, p. 65 -73.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2018.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999, p. 7-36.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Uma arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Orgs.). Arte contemporânea e educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017, p. 9-26.
DICIONÁRIO, Michaelis. São Paulo: Melhoramentos, 2020. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/terreiro/> Acesso em: 20 fev. 2021.
FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 1, n. 2, p. 64-72, 2015. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056>. Acesso em: 4 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
IAVELBERG, Rosa. Arte, infância, formação docente e cultura na escola. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Orgs.). Arte contemporânea e educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017, p. 27-36.
MAGDALENO, Alessandra Barbosa. Por encanto, contando contos… Histórias de um projeto de trabalho. In: OSTETTO, Esmeralda Luciana (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. São Paulo: Papirus, 2000, p. 83-97.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petropólis: Editora Vozes, 1995.
RICHTER, Sandra. Manchando e narrando: o prazer visual de jogar com cores. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999, p. 37-55.
RIOS, Sebastião. Cultura popular: práticas e representações. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 29, n. 3, p. 791-820, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922014000300007> Acesso em: 03 jan. 2021.
SILVA, Luciana Bosco e. Instalação: espaço e tempo. 2012. 240 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <https://docplayer.com.br/7373700-Luciana-bosco-e-silva-instalacao-spaco -e-tempo.html>. Acesso em: 05 jan. 2021.
SILVEIRA, Cayenne Ruschel da; VIEIRA, Stéfani. Criando com pedaços de papel. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Orgs.). Arte contemporânea e educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017, p. 103-110.
SOGABE, Milton. O espaço das instalações: objeto, imagem e público. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - Panorama da Pesquisa em Artes Visuais, 17., 2008, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: ANPAP, 2008. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/180.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2021.
VYGOTSKY, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Editora Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-01-31 (2)
- 2021-12-27 (1)