O desenho como representação da afetividade por crianças do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865414

Palavras-chave:

representações, sentimentos, desempenho, aprendizagem

Resumo

O desenho, como elemento representativo, possibilita compreender pedagogicamente as relações com a aprendizagem. Com o objetivo de investigar o vínculo com a aprendizagem, buscou-se comparar se alunos com desempenho satisfatório e insatisfatório representam de forma diferente o tipo de vínculo estabelecido com a aprendizagem e se tem sentimentos diferenciados. Participaram 312 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais. Metodologicamente utilizou-se a Técnica Projetiva Par Educativo e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os resultados evidenciaram que alunos com desempenho insatisfatório retratam principalmente atividades e personagens que não são da escola e apresentam mais sentimentos negativos. Os alunos com desempenho satisfatório representam atividades que dizem respeito à escola e tem sentimentos mais positivos. Este trabalho indica que o desenho, além de ser uma atividade lúdica e experiência estética, auxilia na observação de relações em sala de aula, permitindo conhecer a perspectiva da criança sobre determinados aspectos.

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Biografia do Autor

Andreia Osti, Universidade Estadula Paulista, Rio Claro, SP

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

ÁREA DE DIDÁTICA

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Osti, A. (2022). O desenho como representação da afetividade por crianças do Ensino Fundamental. Revista Digital Do LAV, 15, e28/1–23. https://doi.org/10.5902/1983734865414