A abordagem da cognição imaginativa e a teoria do desenvolvimento da capacidade criadora infantil: relações teóricas entre Efland e Lowenfeld acerca do processo de construção do desenho infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734864471

Palavras-chave:

cognição imaginativa, desenho infantil, metáforas, experiências de narrativas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a abordagem da cognição imaginativa, de Arthur Efland, e a teoria do desenvolvimento da capacidade criadora, de Viktor Lowenfeld, estabelecendo as contribuições dessas abordagens e a correlação entre elas, no que concerne ao estudo da capacidade criadora infantil por meio de desenhos. Para tal, ressalta-se que Arthur Efland ([2002] 2004) sugere uma abordagem baseada na imaginação, que utiliza metáforas e experiências de narrativas como recursos para comprovar que a imaginação é uma atividade de desenvolvimento cognitivo bem estruturada. Focaliza-se, também, as contribuições teóricas de Viktor Lowenfeld ([1947] 1977) acerca do desenvolvimento do desenho infantil por meio de etapas de acordo com as idades das crianças. Conclui-se que ambas teorias embasam a criação infantil, oportunizando o aparecimento de experiências com desenhos que trabalham a imaginação, a autonomia, a criatividade e o respeito à individualidade, consequentemente, favorecem o desenvolvimento integral das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kécia Maria Alencar de Souza, IFCE/PPGARTES

Atualmente é mestranda em artes na Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/PPGARTES.  Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional  (2017). Graduada  em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima, IFCE/PPGARTES

Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Informática Educativa (UFC). Licenciado em Educação Artística – Licenciatura Plena (UFRN). Professor Titular do Departamento de /IFCE dos referidos cursos: Licenciatura em Artes Visuais, Mestrado profissional em Artes. Atua também no Mestrado PROFARTES-UFC.  Representa a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) no Ceará. Avaliador do PNLD/2015-ARTE, PNLD/2018 e coordenador Pedagógico do PNLD/2019-ARTE; e líder do Grupo de Pesquisa Arte UM/CNPQ-IFCE.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2021.

EFLAND, A. D. Arte y cognición: la integración de las artes en el currículum. Barcelona: Octaedro EUB (Ediciones Universitarias de Barcelona), [2002] 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, [1947] 1977.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Alencar de Souza, K. M., & Ximenes de Lima, J. M. A. (2021). A abordagem da cognição imaginativa e a teoria do desenvolvimento da capacidade criadora infantil: relações teóricas entre Efland e Lowenfeld acerca do processo de construção do desenho infantil. Revista Digital Do LAV, 14(2), 042–067. https://doi.org/10.5902/1983734864471