A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação

Marcelo Moreira Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo entender o papel do Diretor de Fotografia dentro de uma produção cinematográfica de caráter ficcional. Tendo como fundamento analítico os teóricos dos sistemas Edgar Morin e Jorge Vieira, o texto nos conduz a uma reflexão sobre o processo de co-autoria, fugindo das simplificações e trazendo a complexidade à poética do cinema. O artigo ainda aborda os aspectos antogônicos e contraditórios de duas metodologias de produção: a) de um lado o burocratizado modelo hollywoodiano fordista-taylorista adotado como parâmetro organizacional em produções cinematográficas no começo do século XX pelo cinema de indústria; b) de outro o modelo elitizado e romântico do “cinema de autor” cuja matriz relega apenas ao cineasta a assinatura de um filme; para depois complexificá-los por meio de parâmetros sistêmicos de análise. O artigo termina expondo o caminho evolutivo encontrado no processo de criação vinculado ao Diretor de Fotografia e qual seu papel na consolidação da poética cinemática de um diretor de cinema, e ainda aborda o caráter poli-funcional das produções atuais em que este profissional também assume ou acumula outras funções na confecção de um filme em plataforma digital.


Palavras-chave


Direção de Fotografia; Poética do Cinema; Autoria Colaborativa; Complexidade

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, JACQUES. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus Editora, 2004.

___________________ O cinema e a encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2006.

AUMONT, Jacques e outros. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 2002.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

BORDWELL, David. Poetics of Cinema. New York: Routledege, 2008.

BROWN, Blain. Cinemetography: Theory and Practice. Image making for cinematographers, directors and videographers. Oxford: Focal Press, 2002.

DEULEZE, Gilles. A Imagem-Movimento. Cinema I. Lisboa: Assírio & Alvim, 2˚ edição, 2009.

_______________ A Imagem-Tempo. Cinema II. São Paulo: Brasiliense, 2007.

LAWSON, John Howard. O Processo de Criação no Cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas: Editora Papirus, 5˚ edição, 2008.

MCKEE, Robert. Story – Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra Editora, 2004.

MERCADO, Gustavo. The Filmmaker’s Eye. Oxford: Elsevier, 2011.

MORIN, Edgar. O Método 1 – a natureza da natureza. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.

_____________ O Método 2 – a vida da vida. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.

MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo: Editora Senac, 1999.

PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento – sonora, visual, verbal. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001.

_________________ Estética – de Platão a Peirce. São Paulo: Editora Experimento, 2000.

SANTOS, Marcelo Moreira. Os Oito Odiados: uma análise semiótico-sistêmica-psicanalítica. Revista Famecos (PUC-RS), v.24, n.2, 2017.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus Editora, 2000.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Ciência – Formas de Conhecimento: Arte e Ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Gráfica e Editora, 2007.

__________________________Ontologia – Formas de Conhecimento: Arte e Ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2008.

XAVIER, Ismail org., A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: Editora Paz e Terra, 4˚ edição, 2008.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734840856

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio