Estratégias de letramentos: alfabetização, arte e tecnologia

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva UDESC
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC
  • Giani Magali S. Oliveira UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373483605

Palavras-chave:

Letramento, Estética, Tecnologia, Deficiência Intelectual

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar os resultados da análise de uma oficina de Letramento e Estética,com nove crianças, quatro com deficiência intelectual e outras cinco, sem diagnóstico de deficiência intelectual, que desenvolveu um conjunto de atividades articuladas ao uso do computador como ferramenta de inovação. A oficina propôs uma metodologia própria com dois momentos, um primeiro a partir de contação de histórias e um segundo voltado para a interação com o computador. Como principais resultados podemos identificar a formação de um grupo mais coeso, igualmente foi possível perceber, como nas atividades de uso do computador as diferenças intelectuais foram sendo minimizadas. Outro aspecto relevante foi o conjunto de objetos pedagógicos criados para o trabalho, tanto no computador quanto nas atividades estéticas e de contações de histórias.

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Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, UDESC

Professora doutora da UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa - Educação, Arte e Inclusão. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Membro da Anpap e da Anped.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC

Departamento de Pedagogia. mestrado em Educação.

Giani Magali S. Oliveira, UDESC

Estudante de mestrado - PPGE - UDESC, professora na rede pública de Joinville - SC

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Publicado

2012-03-05

Como Citar

Silva, M. C. da R. F. da, Mendes, G. M. L., & Oliveira, G. M. S. (2012). Estratégias de letramentos: alfabetização, arte e tecnologia. Revista Digital Do LAV, (8), 001–019. https://doi.org/10.5902/198373483605

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