Redemoinho infinito: Schwanke e seu livro de artista

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734829989

Palavras-chave:

Livro de artista, Schwanke, Arte contemporânea, Arquivo, Derrida

Resumo

Este artigo tem por proposta explorar o conceito de arquivo sob a perspectiva de Jacques Derrida, em seu “Mal de Arquivo – Uma impressão freudiana”, a partir da análise do Livro de Artista de Luiz Henrique Schwanke. Derrida correlaciona a noção de arquivo com a memória (pessoal e histórica), enfatizando a tensão constante entre a sua manutenção e a sua repressão (consciente ou inconsciente); e o “mal de arquivo” com a pulsão de morte, com o apagamento da memória, e suas possíveis consequências psíquicas, sociais e políticas. A partir dessa obra de Schwanke, uma série de pinturas conformadas num livro objeto de arte, um “livro de artista”, serão feitas ponderações quanto à significância do arquivamento como um recurso na poética do artista.

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Biografia do Autor

Dalva Maria Alves Alcântara, UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) – em curso; linha de pesquisa: Patrimônio e Memória Social. Pós-graduada em História da Arte - UNIVILLE. Participante do GEARCUPA - Grupo de Estudos em Arte, Cultura e Patrimônio.

Nadja de Carvalho Lamas, UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Possui doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado sanduiche pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), especialização em arte na educação, pela FAP (1992), e graduação em Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Professora titular da Universidade da Região de Joinville, nos cursos de Artes Visuais, Publicidade e Propaganda. Professora no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Univille, nas disciplinas Estética, Cultura Verbal e Cultura Visual, e Pensamento Contemporâneo. Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte/ cultura e ensino da arte. Estágio pós-doutoral em Ciências da Linguagem, na Unisul, Campus de Palhoça (em andamento).

Referências

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Alcântara, D. M. A., & Lamas, N. de C. (2017). Redemoinho infinito: Schwanke e seu livro de artista. Revista Digital Do LAV, 10(3), 114–126. https://doi.org/10.5902/1983734829989