Estágio Docente, Desenho e Símbolo: tríade para investigar e compreender corporeidades afro-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734828971Palavras-chave:
Estágio docente, Desenho, SímboloResumo
O texto apresenta uma experiência docente articulada durante a travessia do autor pelo programa de pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade -UEFS, precisamente no componente curricular Estágio Docente (PIMENTA, 2011), no qual assumiu a regência de uma turma de Desenho Artístico ofertada como atividade optativa para turmas de graduação. Nesse cenário, trabalhou-se com a categorias Desenho (FERREIRA, 2005, 2007; GOMES, 1996), Imagem e Símbolo (MORIN, 1975, 1999) com a prerrogativa de compreender a realidade dos educandos a partir da projeção gráfica e como eles podem explicar as suas intersubjetividades através dos traços e linhas. Nesse cenário, criaram-se desenhos elucidativos das populações negras o que proporcionou as discussões sobre as corporeidades afro-brasileiras. Em relação a metodologia, optamos pela perspectiva fenomenológica ao enfocar a utilização de imagens na Etnopesquisa Crítica (MACEDO, 2010). Portanto, o estágio docente passou a ser compreendido como uma experiência rica para a validação da práxis educativa ao passo que o mesmo pode oportunizar as mutabilidades identitárias (HALL, 2006).
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