Estágio Docente, Desenho e Símbolo: tríade para investigar e compreender corporeidades afro-brasileiras

Autores

  • Eduardo Oliveira Miranda UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828971

Palavras-chave:

Estágio docente, Desenho, Símbolo

Resumo

O texto apresenta uma experiência docente articulada durante a travessia do autor pelo programa de pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade -UEFS, precisamente no componente curricular Estágio Docente (PIMENTA, 2011), no qual assumiu a regência de uma turma de Desenho Artístico ofertada como atividade optativa para turmas de graduação. Nesse cenário, trabalhou-se com a categorias Desenho (FERREIRA, 2005, 2007; GOMES, 1996), Imagem e Símbolo (MORIN, 1975, 1999) com a prerrogativa de compreender a realidade dos educandos a partir da projeção gráfica e como eles podem explicar as suas intersubjetividades através dos traços e linhas. Nesse cenário, criaram-se desenhos elucidativos das populações negras o que proporcionou as discussões sobre as corporeidades afro-brasileiras. Em relação a metodologia, optamos pela perspectiva fenomenológica ao enfocar a utilização de imagens na Etnopesquisa Crítica (MACEDO, 2010). Portanto, o estágio docente passou a ser compreendido como uma experiência rica para a validação da práxis educativa ao passo que o mesmo pode oportunizar as mutabilidades identitárias (HALL, 2006).

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Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Miranda, UFBA

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Graduado em Peadgogia - FAC. Discente do Doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia. Professor da Faculdade de Educação - FACED/UFBA. Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. 

 

 

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Miranda, E. O. (2017). Estágio Docente, Desenho e Símbolo: tríade para investigar e compreender corporeidades afro-brasileiras. Revista Digital Do LAV, 10(3), 127–142. https://doi.org/10.5902/1983734828971