Cinema, Educação e Interculturalidade: Martírio, o filme

Autores

  • Adriana Fresquet Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro é membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (FE/UFRJ). Coordena o grupo de pesquisa CINEAD/LECAV e o programa de extensão Cinema para aprender e desaprender; atividades conjuntas com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).
  • Wilson Cardoso Junior Professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino da Arte, atuando principalmente com os temas de ensino da arte, educação, interculturalidade e imagem.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828951

Palavras-chave:

Educação intercutural crítica, Cinema, Arte, Escola, Martírio (filme)

Resumo

No presente trabalho, partimos da educação intercultural crítica para pensar o cruzamento entre cinema, educação e interculturalidade com foco na questão indígena, no contexto do retrocesso das conquistas sociais imposto ao Brasil pelo golpe políticojurídico e midiático de 2016, que resultou no aprofundamento da lógica neoliberal na escola.  Nesse sentido, após apresentarmos algumas questões sobre interculturalidade crítica, seguido de consideraçōes sobre cinema como arte, dedicamos especial atenção ao filme Martírio (Brasil; Carelli, Carvalho & Tita; 2016). Apostamos na sua potência ética, estética e política, multiplicada exponencialmente se transitar pelas  salas de aula das escolas do Brasil e de América toda.

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Referências

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Publicado

2017-09-07

Como Citar

Fresquet, A., & Cardoso Junior, W. (2017). Cinema, Educação e Interculturalidade: Martírio, o filme. Revista Digital Do LAV, 10(2), 120–139. https://doi.org/10.5902/1983734828951