Os desenhos de uma criança da Escolinha de Arte do Recife: o olhar artístico em meio às imagens cinematográficas e às séries televisivas

Autores

  • Maísa Gomes Sobral Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco
  • Márcia Regina Barbosa Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828861

Palavras-chave:

Desenhos infantis, Imagens cinematográficas, Séries televisivas

Resumo

Este estudo objetivou compreender como a criança significa os desenhos criados por ela a partir da visualidade de imagens de filmes e de séries televisivas; identificar quais as imagens que a motivaram para a criação dos desenhos e analisar as histórias e os significados que a criança atribui aos desenhos. Neste intento, cinco desenhos produzidos pela criança e os dados da entrevista foram trabalhados com base na análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Os resultados revelaram que a criança significa os desenhos a partir de imagens da própria história, por isso, em atenção aos resultados pode ser ressaltado que a história de vida da criança figura como um contributo no compartilhamento de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Gomes Sobral, Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

Sou concluinte no curso Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2017.2). Exerci monitoria acadêmica e, atualmente, eu participo do Programa de Iniciação a docência (PIBID/CAPES/UFPE) no subprojeto Pedagogia/História. Tenho artigos na área Étnicorracial e me interesso por pesquisas no âmbito da subjetividade infantil com o objetivo de escutar as vozes de crianças.

Márcia Regina Barbosa, Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal. Professora Associado 1 na Universidade Federal de Pernambuco do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional.

Referências

AUMONT, J. A parte do olho. In: ___ (org.). A imagem. 7ª edição. Campinas: Papirus, 2002. Cap. 01. Disponível em:

https://ayrtonbecalle.files.wordpress.com/2015/07/aumont-jacques-a-imagem.pdf. Acesso em: 14/05/2017, às 13:40.

AZEVEDO, F. A. G. de. Movimento Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia Varela e Ana Mae Barbosa. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011. Cap. 09.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

_____. As exposições infantis: modernismo e culturalismo. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez Editora, 2015. Cap. 10.

_____. Dos preconceitos contra o ensino da arte: revisão do século XIX. In: ___ (Org.). Arte-Educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. Cap. 01.

_____. Inícios do século XX: Realizações das propostas oitocentista e influência americana. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte-Educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. Cap. 02.

DERDYK, E. In: Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE. Breve notícia sobre a Escolinha de Arte do Recife. (sem indicação de ano). Recife. Documento informativo. Declarada de utilidade pública Federal, pelo decreto nº 92.921, de 11.07.1986.

FANTIN, M. Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, UFRGS, 34 (2) p. 205-223, mai./ago., 2009. Disponível em: file:///C:/Users/Maisa/Downloads/9357-31156-1-PB%20(2).pdf. Acesso em: 14/05/2017, às 14 hrs.

_____. Cinema, televisão e participação estética. In: ___ Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006a. Cap. 01. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp054095.pdf. Acesso em: 14/05/2017, às 13 hrs.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

FRASER, M. T.; GONDIM, S. M. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, Bahia, UFBA, 14 (28), p. 139-152, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n28/04.pdf/. Acesso em: 10/06/2017, às 11 hrs.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.

LOWENFELD, V. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1976.

MAZZOTTI, A. J. A. O Planejamento de pesquisas qualitativas. In: MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. (Orgs.). O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2011. Cap. 07.

RIZZI, M. C. Reflexões sobre a abordagem triangular do ensino da arte. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011. Cap. 09.

SILVA, E. M. A. Arte/Educação e conhecimento: por uma nova epistemologia do Ensino da Arte na Educação Escolar. In: ___. Arte como conhecimento: as concepções de ensino de arte na formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Recife. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife. Cap. 01.

SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 241-252, jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115810. Acesso em: 28/05/2017, às 14 hrs.

SILVA, M. B. e; SANTOS, A. P.; AZEVEDO, M. L. Memórias não são só memórias: A Escolinha de Arte do Recife (1953-2013). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Cap. 2. p. 31-42. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 13/01/2017, às 12 hrs.

WILSON, B.; WILSON. M. Uma Visão Iconoclasta das Fontes de Imagem nos Desenhos de Crianças. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 59-77.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Sobral, M. G., & Barbosa, M. R. (2017). Os desenhos de uma criança da Escolinha de Arte do Recife: o olhar artístico em meio às imagens cinematográficas e às séries televisivas. Revista Digital Do LAV, 10(3), 073–097. https://doi.org/10.5902/1983734828861