Towards the metaphorical transformation of urban space: digital art and the city after web 2.0

Helena Barranha, António Pinto Ribeiro, Raquel Pereira

Resumo


A revolução digital tem sido muitas vezes associada à indefinição de fronteiras geográficas, levando a novas formas de reconhecimento e (in)diferenciação territorial. À medida que as distâncias físicas se dissiparam, as barreiras tornaram-se ambíguas e crescentemente condicionadas por reconfigurações digitais de lugares reais ou ficcionados. Depois da Web 2.0, as representações geográficas de cidades foram redefinidas por ligações eletrónicas, abrindo assim o caminho para novas cartografias em rede, paralelas à realidade material, mas não necessariamente dependentes da mesma. Esta transformação metafórica do espaço físico em imagens e informação, permanentemente alteradas, partilhadas e atualizadas na Internet, promoveu uma dialética instável entre as dimensões tangíveis e subjetivas. Enquanto algumas fronteiras tendem a desaparecer, outras estão também a ser criadas, dado que o aparecimento de novos territórios digitais (ou digitalizados), com protocolos de acesso e cartografias específicas, tem gerado novas formas de exclusão social e cultural.
Centrando-se na Arte Digital e Pós-Digital, este artigo discute esta situação recente, observando como os artistas contemporâneos têm proposto sistemas alternativos para a apropriação e representação de espaços urbanos.


Palavras-chave


Cidade contemporânea; Culturas em rede; Arte digital; Espaços urbanos virtuais

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DOI: https://doi.org/10.5902/1983734824572

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

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