Albers e Kaprow: notas sobre o saber da arte na educação

Kelly Sabino

Resumo


O presente artigo visa refletir sobre o ensino da arte a partir de uma dupla investigação: verificar o "saber da arte" presente na arte-educação e averiguar formas de entender a aula de arte como criação a partir dos procedimentos artísticos apresentados pelo "saber da arte." Traz à baila escritos dos artistas Allan Kaprow e Joseph Albers sobre as suas práticas artístico-docentes como possíveis lastros investigativos para uma prática docente baseada na criação artística. Para tanto, usa-se da perspectiva criacionista deleuziana, entendendo a arte como uma operação do pensamento. Pensar, portanto, uma aula de arte que tem como matéria-prima o pensamento e, conjugá-la às pistas educativas que os próprios artistas produzem em seus trabalhos, pode fomentar reflexões para além de um ensino de arte baseado em metodologias fixas e conteudistas.

 

 


Palavras-chave


Arte; Educação; Arte contemporânea

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERS, Joseph. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av. [online]. 1989, vol.3, n.7. pp. 170-182. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340141989000300

&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29/06/2015.

BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: Do ensaio...à encenação. Campinas: SP. Papirus, 1999.

BRITO, R. ; DE LIMA, S.;. Experiência crítica. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2005.

CORAZZA, Sandra M. Pesquisar o currículo como acontecimento em V exemplos. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt12/t1211.pdf. Acesso em: 13/07/2015.

DELEUZE, G. PARNET, C. Diálogos. trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2012.

FAVARETTO, Celso. Arte Contemporânea e Educação. In: Revista Iberoamericana de Educación. N.o 53 (2010). Disponível em: www.rieoei.org/rie53a10.pdf. Acesso em 29/06/2015.

FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance - Do Futurismo ao Presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GROYS, Boris. Art power. Postmediabooks, 2012.

HONORATO, Cayo. A formação do artista: conjunções e disjunções entre arte e educação. 2011. São Paulo: Faculdade de Educação, USP. Tese de Doutorado.

HOROWITZ, F.; DANILOWITZ, B. Josef Albers: to open eyes. Nova Iorque: Phaidon, 2006.

KAPROW, Allan. Essays on the Blurring of Art and Life. Berkeley, CA: University of California Press, 1993, p. 201.

_________. Sucessos e fracassos quando a arte muda. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 18, julho de 2009. Disponível em: http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wpcontent/uploads/2012/01/ae18_allan_kaprow.pdf. Acesso em: 02/02/2016.

_________. In: FERREIRA, G. e COTRIM, C. Escritos de artistas 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

_________. Performing Life. Revista ARS, vol 8 , n. 15, São Paulo, 2010.

_________. A educação do Un-artista. Revista Concinnitas, ano 5, n. 6, julho de 2014. Disponível em: http://issuu.com/websicons4u/docs/revista6/169. Acesso em: 03/05/2015.

MASET, Pierangelo. Between education and participation: Aesthetic operations. Artigo publicado na revista Engage no. 20. 2009. Disponível em: http://www.engage.org/downloads/215025048_EJ_20_P.Maset.pdf. Acesso em:

/07/2014.

PELBART, Peter P. “A arte de viver nas linhas”. In: DERDYK, E. Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac, 2007.

SANT’ANNA, Denise B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

ZORDAN, Paola. Percursos das artes visuais: geologia de uma disciplina.

Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos% 20

em%20PDF/GT24-6006--Int.pdf. Acesso em: 03/06/2015.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734822061

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio