Considerações acerca da docência: ser professor, um caminho que se faz caminhando

Autores

  • Aline Nunes da Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482153

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Ensino Médio, Ensino das Artes Visuais

Resumo

O presente artigo tem por principais objetivos pensar o campo do estágio supervisionado, problematizando e investigando questões decorrentes do projeto desenvolvido na disciplina de Metodologia do Ensino e aplicado entre alunos de Ensino Médio, durante o último semestre do curso de Licenciatura em Artes Visuais, na disciplina Estágio Curricular Supervisionado. O referido estágio foi desenvolvido no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, com uma turma de 34 alunos de primeiro ano, durante cinco semanas, com dois períodos de 50 minutos. No decorrer do processo de tornar-se professor, diferentes situações fizeram-se presentes, conferindo ao estágio uma riqueza de frutos a serem colhidos e experimentados pela primeira vez, configurando tal experiência como algo inusitado e singular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nunes da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel e Licenciada em Artes Visuais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM)

Referências

FRANZ, Teresinha Sueli. O que Significa Interpretar Criticamente uma Obra de Arte. In Revista Pátio, Porto Alegre: Artes Médicas. Nº 28. Novembro de 2003.

HERNANDÉZ, Fernando. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A formação do professor e o ensino das Artes Visuais. Santa Maria: editora da UFSM, 2005. pp. 21-42.

INGO, Walther F. Arte do Século XX: pintura, escultura, novos media, fotografia. Editora Taschen, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. “A didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura”. In: ANDRE, M.E.D.A.; OLIVEIRA, M.R.N. (orgs.). Alternativas no ensino da Didática. Campinas: Ed. Papirus, 1997. pp. 37-69.

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigación en aula. Sevilha: editora Díada, 1997.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Rosa, A. N. da. (2010). Considerações acerca da docência: ser professor, um caminho que se faz caminhando. Revista Digital Do LAV, 1(1), 152–164. https://doi.org/10.5902/198373482153