Corpos em deslocamento: sobre o percurso criativo da obra de Carlos Vergara

Autores

  • Renata Favarin Santini PPGART/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482134

Palavras-chave:

Carlos Vergara, Processo, Deslocamento do visível

Resumo

Este artigo abriga algumas reflexões contidas em minha pesquisa de mestrado, referente à trajetória do artista Carlos Vergara. Neste texto, o enfoque é dado ao processo construtivo de três obras, São Miguel - Sagrado Coração, (Monotipia e pintura sobre lona crua), S.M. 4 (3D lenticular) e São Miguel - Piso VI (Monotipia sobre lona crua), iniciadas durante a intervenção do artista nas ruínas de São Miguel das Missões (2008). Como resultados, foi constatada a presença da linguagem fotográfica no processo dessas três obras, nas quais se evidenciam deslocamentos físicos. Quando deslocadas para o ambiente de exposição, essas obras sustentam tais deslocamentos, que se evidenciam por meio de monotipias. No entanto, a visualidade das obrasmuitas vezes encobre desdobramentos de outros deslocamentos, que se comprovam através da análise dos documentos de processo. Sendo assim, torna-se evidente a possibilidade de os deslocamentos contidos no processo das obras desagregarem sentido nas mesmas, possibilitando assim o surgimento de novos regimes de visibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Favarin Santini, PPGART/UFSM

Mestre em Artes Visuais PPGART/UFSM, na área de concentração Arte Contemporânea, linha de Pesquisa Arte e Visualidade

Referências

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade, EDUC, 2002.

ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estática digital. São Paulo: Senac São Paulo, 2005.

CATTANI, Icleia Borsa (org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.

__________, Anne. Freqüentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins, 2008.

FERREIRA, Glória. Riscos e chances. In: VERGARA, Carlos. A dimensão gráfica: uma outra energia silenciosa. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

FRANCA, Patricia. O lugar da Imagem. In: NAZARIO, L.; FRANCA, P.(orgs.) Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

SALLES, Cecilia. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2006.

__________. Gesto inacabado: processo de criação artística. 4 ed. São Paulo: FAPESP: Annablume, 2009.

OSÓRIO, Luiz Camilo. Entrevistas. Realizado por Paulo Sergio Duarte. Opus: 2008. CDRom. In: DUARTE, Paulo Sergio. Arte brasileira contemporânea: um prelúdio. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008.

ZIELINSKY, MÔNICA. A pintura de Iberê Camargo: um processo para sempre inacabado. In: SALZSTEIN, Sônia (org.). Diálogos com Iberê Camargo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Como Citar

Santini, R. F. (2010). Corpos em deslocamento: sobre o percurso criativo da obra de Carlos Vergara. Revista Digital Do LAV, 5(5), 046–061. https://doi.org/10.5902/198373482134