A intuição como fundamento do ensino das artes em tempos de revisão paradigmática

Autores

  • Alexsandro dos Santos Machado Universidade Federal do Vale de São Francisco, Petrolina, Pernanbuco
  • Hugo Monteiro Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819868

Palavras-chave:

Intuição, Escola, Fundamentos das Artes, Revisão Paradigmática

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre a intuição como fundamento do ensino das artes em tempos de revisão paradigmática. Situa o leitor, em termos históricos, quando do advento do chamado método intuitivo, ao tempo que traz à tona discussões sobre as bases epistêmicas que tornam a intuição uma espécie de matriz para um método que põe as artes como elemento fulcral dos processos escolares. Aqui, a intuição é tratada como o chão transdisciplinar no qual se edifica uma nova ordem para saberes.

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Biografia do Autor

Alexsandro dos Santos Machado, Universidade Federal do Vale de São Francisco, Petrolina, Pernanbuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação e Psicologia

Hugo Monteiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2015-08-30

Como Citar

Machado, A. dos S., & Monteiro, H. (2015). A intuição como fundamento do ensino das artes em tempos de revisão paradigmática. Revista Digital Do LAV, 118–142. https://doi.org/10.5902/1983734819868

Edição

Seção

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade