Formação e mudança em Artes Visuais na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734819867Palavras-chave:
Arts institutionalization, Formative experience of the Arts course at UFRGS, Change and permanence, Convergences, Didactic route of DrawingResumo
O artigo refere-se a uma investigação que emerge dos processos de institucionalização da Arte na Educação Brasileira. As mudanças curriculares no Curso de Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul são elencadas e, nessa busca, faz-se convergir os lugares da experiência formativa ao se perseguir os fundamentos que possibilitam novas orientações na Educação das Artes na Contemporaneidade. Utiliza-se os conceitos de mudança e permanência à luz da Teoria do Conhecimento de Maturana e Varella (1984). E utiliza-se a pluralização da comunicação trazida por Santaella (2010) como uma definição apropriada da visão de mundo contemporânea. Dentre os lugares da mudança enfatiza-se o lugar do Desenho a partir da perda de seu lugar canônico dentro da Arte. E, por fim, traça-se um percurso didático do Desenho que possa contribuir para a emergência de um sujeito autônomo, com uma atitude criadora e crítica, e que se encontra inserido na atual Sociedade de Informação e Conhecimento.
Downloads
Referências
Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais da Área de Artes Visuais. Resolução Nº1, de 16 de janeiro de 2009. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara Superior de Educação, Brasília:2009.
Brasil. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases de 1971. Lei nº5.692, de 11 de Agosto de 1971.Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: 1971.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
Barreto, Umbelina. Espiando pelo buraco da fechadura: O conhecimento de Artes Visuais em nova chave. Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2008.
Maturana, Humberto; Varela, Francisco. El Árbol Del Conocimiento. Santiago: Universitária, 1984.
Santaella, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
Wick, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.