Formação e mudança em Artes Visuais na contemporaneidade

Autor/innen

  • Umbelina Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819867

Schlagworte:

Arts institutionalization, Formative experience of the Arts course at UFRGS, Change and permanence, Convergences, Didactic route of Drawing

Abstract

O artigo refere-se a uma investigação que emerge dos processos de institucionalização da Arte na Educação Brasileira. As mudanças curriculares no Curso de Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul são elencadas e, nessa busca, faz-se convergir os lugares da experiência formativa ao se perseguir os fundamentos que possibilitam novas orientações na Educação das Artes na Contemporaneidade. Utiliza-se os conceitos de mudança e permanência à luz da Teoria do Conhecimento de Maturana e Varella (1984). E utiliza-se a pluralização da comunicação trazida por Santaella (2010) como uma definição apropriada da visão de mundo contemporânea. Dentre os lugares da mudança enfatiza-se o lugar do Desenho a partir da perda de seu lugar canônico dentro da Arte. E, por fim, traça-se um percurso didático do Desenho que possa contribuir para a emergência de um sujeito autônomo, com uma atitude criadora e crítica, e que se encontra inserido na atual Sociedade de Informação e Conhecimento.

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Autor/innen-Biografie

Umbelina Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora Adjunta, nível IV, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Literaturhinweise

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Maturana, Humberto; Varela, Francisco. El Árbol Del Conocimiento. Santiago: Universitária, 1984.

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Wick, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Veröffentlicht

2015-08-30

Zitationsvorschlag

Barreto, U. (2015). Formação e mudança em Artes Visuais na contemporaneidade. Revista Digital Do LAV, 104–117. https://doi.org/10.5902/1983734819867

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade