Imagens da cidade e imagens de si na formação em arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734819866Palavras-chave:
Paisagem urbana, Ensino de arte, Metodologia da presençaResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a metodologia do ensino de arte em que a cidade e o meio passam a ser aspectos importantes da aprendizagem. A partir de uma ação docente em arte (um estudo de caso) desenvolvida com estudantes em escola pública do distrito de Irerê, cidade de Londrina, Estado do Paraná – Brasil, foi desenvolvida uma proposição cujo foco maior era estabelecer vínculos entre os educandos e o espaço urbano e rural em que vivem, de modo que, como na visão de Yi-Fu Tuan, o espaço fosse transformado em lugar. Nas abordagens convencionais do ensino, leituras e releituras de imagens da história da arte são o centro do ensinar e aprender, sendo descartadas histórias e vozes daquele que vê, lê, e vivencia a aprendizagem. Partindo do universo pessoal dos sujeitos envolvidos, a pesquisa aponta para a possibilidade daquilo que temos chamado de metodologia da presença. Tal metodologia está voltada para a ocupação por parte do educando de um maior posicionamento nos processos de formação em arte.
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