Revisitar os percursos da educação artística para enfrentar desafios: o caso do teatro-educação

Autores

  • Isabel Bezelga Universidade de Évora, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819863

Palavras-chave:

Revisitação de percurso, Teatro-educação, Pedagogia crítica, Diálogo com criação artística contemporânea, Contextos educacionais diversos

Resumo

Através de uma revisitação dos percursos da educação artística, equacionando perspectivas sobre as suas funções sociais, culturais e educacionais, tomamos como referência pressupostos teóricos e metodológicos no desenvolvimento das abordagens do teatro-educação, que nos conduzem à necessidade de abrir portas e janelas, saltando os muros das escolas. Propomo-nos, desta forma, aceitar o desafio de criar diálogos e articulações com a criação artística contemporânea – nos mais diversos contextos – no quadro de uma pedagogia crítica, social e culturalmente útil e transformadora.

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Biografia do Autor

Isabel Bezelga, Universidade de Évora, Lisboa

Professora da Universidade de Évora, Portugal. Diretora da Comissão Executiva e de acompanhamento da Licenciatura em Teatro e Adjunta da Pós Graduação em Teatro Educação e Comunidade

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Publicado

2015-08-30

Como Citar

Bezelga, I. (2015). Revisitar os percursos da educação artística para enfrentar desafios: o caso do teatro-educação. Revista Digital Do LAV, 018–047. https://doi.org/10.5902/1983734819863

Edição

Seção

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade