Uma experiência de intervenção performática em busca de outra “narrativa” para o ensino da arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734814181Palavras-chave:
Intervenção performática, Narrativa, Cultura visual, Artografia, Educação artísticaResumo
Este artigo é parte de pesquisa de doutorado de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal e que é desenvolvida no Brasil na Paraíba em um Centro Cultural composto de dois museus e em uma escola pública municipal. A investigação busca construir um novo entendimento sobre as possibilidades de experenciar o patrimônio a partir de um ato criativo de intervenção performática nos museus e que quando levado a escola propõe um “saber ver” diferenciado, multissensorial, dando a cada um dos sujeitos a partir de suas interpretações e construções subjetivas, o “apoderamento” sobre o que está aprendendo, e assim, do sentido dado ao seu aprendizado, construir conhecimento. Fundamenta-se no conceito de narrativa desenvolvido por Walter Benjamin. Uma aproximação com a cultura visual na prática de uma pesquisa educacional baseada em arte A/r/tografia, em que conta-se uma história possibilitando aos outros contar a sua.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O Autor como gesto. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
AGUIRRE, I. Teorías y prácticas en Educación Artística. Navarra: Octaedro/EUB, 2007.
AGUIRRE, I. Reflexividade e desafios na pesquisa com jovens produtores de cultura visual. In. MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 291-320.
BENJAMIN, W. O Narrador. In: Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte - Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:MEC/SEF, 1998.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Mirian Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
DIAS, B. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 21-26.
HERNÁNDEZ, F. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 39-62.
IRWIN, R. A/r/tografia. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 27-35.
IRWIN, R. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 125-135.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual.
Mangualde: Editora Pedagogo, 2010.