Uma experiência de intervenção performática em busca de outra “narrativa” para o ensino da arte

Autores

  • Georgina Furtado Franca Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734814181

Palavras-chave:

Intervenção performática, Narrativa, Cultura visual, Artografia, Educação artística

Resumo

Este artigo é parte de pesquisa de doutorado de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal e que é desenvolvida no Brasil na Paraíba em um Centro Cultural composto de dois museus e em uma escola pública municipal. A investigação busca construir um novo entendimento sobre as possibilidades de experenciar o patrimônio a partir de um ato criativo de intervenção performática nos museus e que quando levado a escola propõe um “saber ver” diferenciado, multissensorial, dando a cada um dos sujeitos a partir de suas interpretações e construções subjetivas, o “apoderamento” sobre o que está aprendendo, e assim, do sentido dado ao seu aprendizado, construir conhecimento. Fundamenta-se no conceito de narrativa desenvolvido por Walter Benjamin. Uma aproximação com a cultura visual na prática de uma pesquisa educacional baseada em arte A/r/tografia, em que conta-se uma história possibilitando aos outros contar a sua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgina Furtado Franca, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Doutoranda em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O Autor como gesto. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

AGUIRRE, I. Teorías y prácticas en Educación Artística. Navarra: Octaedro/EUB, 2007.

AGUIRRE, I. Reflexividade e desafios na pesquisa com jovens produtores de cultura visual. In. MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 291-320.

BENJAMIN, W. O Narrador. In: Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte - Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:MEC/SEF, 1998.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Mirian Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

DIAS, B. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 21-26.

HERNÁNDEZ, F. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 39-62.

IRWIN, R. A/r/tografia. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 27-35.

IRWIN, R. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In. DIAS, B.; IRWIN, R. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 125-135.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual.

Mangualde: Editora Pedagogo, 2010.

Downloads

Publicado

2015-01-07

Como Citar

Franca, G. F. (2015). Uma experiência de intervenção performática em busca de outra “narrativa” para o ensino da arte. Revista Digital Do LAV, 7(3), 053–077. https://doi.org/10.5902/1983734814181