Aspectos Psicológicos da Educação Militarizada em Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488631

Palavras-chave:

Autonomia, Ensino Militarizado, Roraima

Resumo

A militarização da educação é um fenômeno nacional em crescimento exponencial na última década em Roraima, demanda reflexão crítica sobre sua natureza e objetivos. A presente pesquisa busca mapear as visões e os pressupostos legais e psicológicos da proposta de ensino militarizado no estado, mediante método qualitativo dedutivo e pesquisa documental/bibliográfica. A partir da análise dos principais documentos especializados e seu confronto com o Regimento dos Colégios Estaduais Militarizados, os resultados indicam que o modelo estadual tem como características fundamentais: (i) a Ilegalidade, por divergir das normativas nacionais de educação (ex. Constituição Federal de 1988; LDB - Lei 9.394/1996); (ii) o conservadorismo, pois visa à manutenção de estruturas de valores e normas tradicionais; (iii) o caráter eleitoreiro, por ter sido implementado como estratégia de campanha do governo Suely Campos (PP, 2015-2018) e (iv) a formação da personalidade heterônoma (na concepção piagetiana), ao fomentar estruturas psíquicas de aceitação acrítica e repetição não reflexiva.

Biografia do Autor

Railson Felipe Cardoso Moraes, Universidade Federal de Roraima

Acadêmico do curso de bacharelado em Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Interessado em Psicologia Analítica, Psicanálise, Psicologia Social e Ciências Sociais.

Marcelo Naputano, Universidade Federal de Roraima

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP com período Sanduíche no mestrado na Facoltà di Scienze Politiche da Università di Bologna/UNIBO, sede de Bolonha/Itália; e período Sanduíche no doutorado na Facoltà di Psicologia na Università di Bologna/UNIBO, sede de Cesena/Itália; Master em "Educazione Interculturale" pela Università RomaTre/ROMATRE, Roma/Itália; Master em Esperto nei Processi Educativi in Adolescenza, Gestione delle Difficoltà di Relazione, di Integrazione Culturale e di Apprendimento" pela Università di Torino/UNITO, Turim/Itália; Especialização em Mediazione Interculturale e Familiare pelo Istituto SHINUI di Bergamo/Itália; Graduação - Bacharelado com Licenciatura e Formação de Psicólogo - em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, Assis/São Paulo/Brasil; Graduação em História pela Universidade de São Paulo/USP. São Paulo/Brasil.
Foi psicólogo no setor psicoeducativo em diversos contextos institucionais na Itália de 2003 a 2012 e de 2015 a 2017. Também foi professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO em 2013 e 2014. Possui Proficiência em Língua Italiana CELI pela Università per Stranieri di Perugia/Itália. Atualmente é professor efetivo do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima, UFRR.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Moraes, R. F. C., & Naputano, M. (2025). Aspectos Psicológicos da Educação Militarizada em Roraima. Educação, 50(1), e57/1–33. https://doi.org/10.5902/1984644488631