GOLDEN5: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UM BOM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Rita de Cássia de Souza Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa- MG
  • Maria Jose Lera Rodriguez Facultad de Psicología - Universidad de Sevilla - España

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446954

Palavras-chave:

Educação, Clima escolar, Golden5.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464446954

O Programa de intervenção educativa Golden5 foi criado em 2004 por uma equipe internacional visando melhorar o clima escolar no ensino secundário que passava por dificuldades semelhantes em vários países.  Atualmente, seu uso tem se estendido para escolas infantis, primárias e atividades extraescolares para alunos com dificuldades escolares. Seu objetivo é melhorar o ambiente escolar a partir da intervenção docente. Para tanto, oferece aos professores um conjunto de ferramentas e habilidades que auxiliam a compreender o funcionamento do grupo e geri-lo de forma mais adequada. Vários estudos realizados acerca da aplicação do Golden5 em vários países, incluindo avaliações internas e externas ao Programa, mostraram resultados muito positivos. Apesar disso, é preciso considerar que sua aplicação depende da motivação e eficiência dos professores e isso certamente interfere nos resultados.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Souza, Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa- MG

Formação  em Psicologia, com Mestrado e Doutorado em Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, história da educação, escola nova e disciplina.

Maria Jose Lera Rodriguez, Facultad de Psicología - Universidad de Sevilla - España

Professora doutora em Psicologia, titular do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha na Espanha.

Pesquisa temas como violência, bullying, gênero, relações interpessoais e clima social nas escolas.

Downloads

Publicado

2014-01-14

Como Citar

Souza, R. de C. de, & Rodriguez, M. J. L. (2014). GOLDEN5: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UM BOM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. Educação, 39(1), 159–172. https://doi.org/10.5902/198464446954

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua