<b>Yoga, imaginário e teorias espiritualistas da educação: um estudo de caso</b>
Palavras-chave:
Teachers, Yoga, Imaginary, Aesthetic education.Resumo
O artigo trata de uma pesquisa qualitativa, com base nas teorias espiritualistas e do imaginário, tendo como objetivo investigar o significado da prática do yoga com seis educadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. Para a coleta de informações foi realizada uma oficina de educação estética composta de sete encontros e centrada na prática de koshas; após, aplicou-se a entrevista iconográfica grupal respondida através de desenhos e, para sua interpretação, a Leitura Transtextual Singular de Imagens (LTSI) desenvolvida por Ormezzano (2001). Os achados revelaram que o yoga despertou nos participantes a necessidade de ressignificação pessoal e maior familiaridade com a dimensão espiritual. A filosofia de vida do yoga com as educadoras pôde ser entendida como diretriz ousada, porém pertinente à efetivação de um processo que desenvolva essas profissionais em suas múltiplas dimensões, para que, assim, vivam de forma mais harmônica e equilibrada e tenham maior bem-estar.Palavras-chave: Educadores. Yoga. Imaginário. Educação estética.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________