Instruções aos Avaliadores
Acesse o sistema da Revista Educação, entre com seu login e senha.
Na “Página do usuário”, abaixo do título Revista Educação, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.
Clique sobre o título que deseja avaliar, e abrirá outra janela:
- Submissão aguardando avaliação
- Cronograma da avaliação
- Diretrizes para avaliação
Em Diretrizes para avaliação, proceda da seguinte maneira:
No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua a disponibilidade para avaliar o artigo. Caso esteja disponível, prossiga da seguinte maneira.
No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço. Clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar (escolha “salvar” para copiar o artigo em seu computador e fazer a avaliação do mesmo).
Feita a avaliação, retorne ao sistema e prossiga respondendo ao que é solicitado.
No passo 3, clique no ícone “comentário”, ao lado da palavra “avaliação”, e abrirá uma caixa onde será possível fazer o parecer ao(s) autor(es) e ao editor. O parecer deverá orientar-se pelos seguintes pontos:
- Número do artigo
- Data do Parecer
- Título
- O texto pertence à área de Educação?
- O texto tem formato de artigo ou ensaio?
- O resumo apresenta todas as partes do artigo (objetivo, metodologia e síntese dos resultados) e está escrito de modo impessoal?
- O texto é claro na sua forma, linguística e estrutural, e nos argumentos construídos?
- O texto apresenta uma introdução clara, apontando os objetivos do trabalho?
- As reflexões, os dados apresentados e as ideias desenvolvidas são claras e bem elaboradas?
- O texto é escrito com rigor teórico-metodológico de modo a tornar claros tanto a proposição quanto o percurso analítico?
- O texto apresenta conclusões claras, apontando contribuições para a área?
- O texto apresenta referências adequadas, suficientes e atualizadas?
- O texto apresenta originalidade na forma de problematização e/ou nos elementos teórico-metodológicos?
- No todo você classifica o texto como?
Comente o texto, justificando as razões para o aceite ou a recusa do artigo (relevância, abrangência, aprofundamento do tema, estrutura do trabalho, conclusões e contribuições para a área de Educação). Discorra sobre as modificações a serem realizadas, caso necessário.
No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em “procurar”, selecione o arquivo e transfira.Feito isso, salve e feche.
No passo 5, Recomendação, escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.
Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.
Não esqueça!
Ainda: Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.
Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.