Instruções aos Avaliadores

Acesse o sistema da Revista Educação, entre com seu login e senha.

Na “Página do usuário”, abaixo do título Revista Educação, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.

 

Clique sobre o título que deseja avaliar, e abrirá outra janela:

 

Submissão aguardando avaliação

Cronograma da avaliação

Diretrizes para avaliação


Em Diretrizes para avaliação, proceda da seguinte maneira:

 

No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua a disponibilidade para avaliar o artigo. Caso esteja disponível, prossiga da seguinte maneira.

No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço. Clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar (escolha “salvar” para copiar o artigo em seu computador e fazer a avaliação do mesmo).

Feita a avaliação, retorne ao sistema e prossiga respondendo ao que é solicitado.

No passo 3, clique no ícone “comentário”, ao lado da palavra “avaliação”, e abrirá uma caixa onde será possível fazer o parecer ao(s) autor(es) e ao editor. O parecer deverá orientar-se pelos seguintes pontos:

 

- Número do artigo

- Data do Parecer

- Título

- O texto pertence à área de Educação?

- O texto tem formato de artigo ou ensaio?

- O resumo apresenta todas as partes do artigo (objetivo, metodologia e síntese dos resultados) e está escrito de modo impessoal?

- O texto é claro na sua forma, linguística e estrutural, e nos argumentos construídos?

- O texto apresenta uma introdução clara, apontando os objetivos do trabalho?

- As reflexões, os dados apresentados e as ideias desenvolvidas são claras e bem elaboradas?

- O texto é escrito com rigor teórico-metodológico de modo a tornar claros tanto a proposição quanto o percurso analítico?

- O texto apresenta conclusões claras, apontando contribuições para a área?

- O texto apresenta referências adequadas, suficientes e atualizadas?

- O texto apresenta originalidade na forma de problematização e/ou nos elementos teórico-metodológicos?

- No todo você classifica o texto como?

 

Comente o texto, justificando as razões para o aceite ou a recusa do artigo (relevância, abrangência, aprofundamento do tema, estrutura do trabalho, conclusões e contribuições para a área de Educação). Discorra sobre as modificações a serem realizadas, caso necessário.

No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em “procurar”, selecione o arquivo e transfira.Feito isso, salve e feche.

No passo 5, Recomendação, escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.

Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.

 

Não esqueça!

Ainda: Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.

Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.