Mundialização e trabalho social do ser social professor pesquisador

Autori

  • João dos Reis Silva Junior Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Carlos Lucena
  • Luciana Rodrigues Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448985

Parole chiave:

Contemporary time, Globalization of the economy, Intensifying work, Teaching.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/198464448985

 

Este artigo tenta analisar o movimento da dimensão do tempo contemporâneo na sociedade capitalista. A existência da humanidade no presente e suas prerrogativas, utopias, sonhos e desejos aponta o desafio da percepção de um conceito de tempo como uma construção cultural de base materialista. Esses são pressupostos utilizados para uma crítica radical às condições de trabalho na Instituição Universitária Pública Brasileira. A mundialização da economia expressa pelo capital financeiro redefine o conceito de tempo, acelerando-o aos interesses da reprodução desenfreada do capital, impondo processos perversos no cotidiano educacional responsáveis pelo crescimento do estranhamento no trabalho dos professores.

Palavras-chave: tempo contemporâneo; mundialização da economia; intensificação do trabalho; trabalho docente.

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Pubblicato

2013-09-27

Come citare

Silva Junior, J. dos R., Lucena, C., & Ferreira, L. R. (2013). Mundialização e trabalho social do ser social professor pesquisador. Educação, 38(3), 483–494. https://doi.org/10.5902/198464448985

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação e Trabalho