<b>Inclusão em escolas municipais: análise inicial de um caso</b>
Parole chiave:
Full Inclusion, Disabled Students, Students With Special Educational Needs.Abstract
O número de matrículas de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas públicas tem aumentado anualmente em todo país, com a implantação de uma política de educação inclusiva fomentada pelo Governo Federal. As escolas municipais, hoje responsáveis por grande parte dos alunos do Ensino Fundamental, têm sido o grande foco do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, em implantação desde 2004. Diante desse panorama, o propósito deste texto é analisar alguns aspectos relativos à implantação da política de Educação Inclusiva na rede municipal de uma cidade do interior do país. Para tanto, foi coletado material empírico em salas de aulas inclusivas e em instituições municipais responsáveis pelo atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, durante um semestre letivo. O material foi analisado considerando-se diferentes aspectos da organização escolar e de atendimento aos alunos. As análises apontam para o respeito à legislação pertinente à implantação da Educação Inclusiva, quanto à matrícula, número de alunos por sala, formação mínima do quadro docente, entre outros. No entanto, indicam também que o cumprimento desses aspectos não garante a efetividade do processo escolar, visto que a lógica do custo-benefício, adotada nessa política, implica precariedade dos atendimentos oferecidos.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Alunos com Deficiências. Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
##submission.downloads##
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________