<b>O livro de Alzira</b>

Autori

  • Maria Do Rosário Longo Mortatti Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Marília, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445864

Parole chiave:

autobiographical narrative, literacy, teaching and learning of reading and writing.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/198464445864

 

Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apresenta-se, sob a forma de resenha crítica, a análise da configuração textual do livro Será que fui eu?, de Alzira Silvéria. Essa análise foi desenvolvida com base na hipótese segundo a qual ler e produzir textos escritos são atividades especificamente humanas cujas função e importância extrapolam os limites da escola e cujo aprendizado modifica modos de pensar, sentir, querer e agir dos sujeitos que aprendem a ler e a escrever, promovendo mudanças qualitativas em seu processo de formação humana e propiciando sua participação ativa no mundo público da cultura escrita e, portanto, na sociedade e na história. Essa é a principal “lição de vida” que a autora do livro ensina a todos os interessados no assunto, em especial aos professores responsáveis pelo ensino escolar da leitura e da escrita, os quais somente podem ser bem-sucedidos, se e quando compreendem a si mesmos como sujeitos históricos e sociais, que também vivenciam a leitura e a produção de textos escritos, não somente como atividades necessárias para sua atuação docente, mas sobretudo como atividades essenciais para a humana formação de sujeitos-autores do discurso de e sobre sua vida e de sua história.

Palavras-chave: narrativa autobiográfica; letramento; ensino e aprendizagem da literatura e escrita.

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Pubblicato

2013-02-04

Come citare

Mortatti, M. D. R. L. (2013). <b>O livro de Alzira</b>. Educação, 38(1), 55–73. https://doi.org/10.5902/198464445864

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Escritas em Contextos