<b>O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445529Parole chiave:
Child, Reader’s development process, Narrative, Image.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198464445529
O artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em que buscou-se investigar os modos de relação das crianças com as narrativas e justifica-se pela importância de entendimento do contexto da criança na atualidade, contexto cada vez mais fluido e mutável. O estudo foi fundamentado nos Estudos Culturais Latino-Americanos que entendem o “cultural” na perspectiva da hibridação (Canclini, 2003) surgindo nas falas das próprias crianças pesquisadas. A investigação ocorreu em diversos campos: três escolas (duas escolas públicas e uma escola particular), um espaço cultural e um Blog. O estudo foi desenvolvido por intermédio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico através de oficinas e entrevistas realizadas com as crianças participantes das oficinas e posteriormente com as crianças produtoras de um blog. Os achados da pesquisa apontam a freqüente relação das crianças com a imagem, mostrando o quanto é híbrida a leitura realizada pelas crianças.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________