Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal.

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438651

Parole chiave:

Currículo, Internacionalização, Ensino Básico e Secundário.

Abstract

O trabalho resulta de investigação desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem por objetivo analisar os impactos dos movimentos de internacionalização da educação sobre a formulação das políticas curriculares no âmbito do ensino básico e secundário em Portugal. Como recorte da pesquisa mais ampla, caracteriza-se, no texto, o atual quadro de (re)formulação da política curricular portuguesa para estes níveis de ensino, com especial atenção às evidências de alinhamento e adesão às demandas dos movimentos transnacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação. O pressuposto é que Portugal, assim como muitos outros países, sofre os efeitos da regulação transnacional que atua na direção da desnacionalização das políticas educativas. Trata-se de um trabalho empírico-teórico que explora textos oficiais da política curricular portuguesa e outros estudos relacionados ao tema. A investigação revela que a atual política curricular para o ensino básico e secundário português está fortemente subordinada às recomendações internacionais, especialmente as emanadas da Comunidade Europeia e da OCDE.

Biografie autore

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Associado do Depto de Estudos Especializados em Educação (EED). Centro de Educação (CED) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Filipa Seabra, LE@D, Universidade Aberta, Portugal.

Professora da Universiade Aberta, Porto, Portugal

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Pubblicato

2020-09-25

Come citare

Thiesen, J. da S., & Seabra, F. (2020). Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal. Educação, 45(1), e79/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644438651