<b> A Reforma Pombalina dos estudos secundários e seu impacto no processo de profissionalização do professor</b>

Autori

  • Ana Waleska Pollo Campos Mendonça

Parole chiave:

Teaching Profession Mistory, Pombalis Reform, Secondary Education.

Abstract

O trabalho analisa o impacto da Reforma Pombalina no processo de profissionalização do professor. A ação reformadora de Pombal no campo da instrução pública contribui para a emergência de um sistema de ensino estatal e cria, simultaneamente, as condições necessárias para esta profissionalização. Os professores régios de gramática latina, grego, retórica e filosofia, e os mestres de ler, escrever e contar constituem os dois primeiros grupos de professores selecionados, nomeados, pagos e controlados pelo Estado. Desta perspectiva, o que os constitui em corpo profissional não é uma concepção corporativa do ofício, mas o controle do Estado. O trabalho se situa no âmbito de uma abordagem sócio-histórica da profissão docente (Nóvoa, 1987 e 1991) e se debruça particularmente sobre o primeiro grupo de professores. Duas questões problemáticas nortearam o trabalho desenvolvido: a fragmentação dos estudos e a formação do professor.

Palavras-chave: História da Profissão Docente. Reforma Pombalina. Estudos Secundários.

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Come citare

Mendonça, A. W. P. C. (2011). <b> A Reforma Pombalina dos estudos secundários e seu impacto no processo de profissionalização do professor</b>. Educação, 30(2), 27–42. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3736

Fascicolo

Sezione

Dossiê: História da Educação