Por um outro princípio da realidade: o sentido formativo da estética em H. Marcuse

Autori

  • Vivian Baroni Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418912

Parole chiave:

Marcuse, princípio da realidade, educação estética.

Abstract

Para Marcuse, o princípio do desempenho característico da sociedade ocidental moderna parece ter criado as pré-condições necessárias para o surgimento de um princípio da realidade não-repressivo. Contudo, para que o princípio da realidade seja superado é necessário ainda a emergência de uma racionalidade científica que comtemple o telos essencial da técnica como preservação da vida. O presente ensaio pretende, a partir da obra de Marcuse, refletir acerca dos elementos que podem reforçar a transição para um outro princípio da realidade. A nossa hipótese se baseia na perspectiva de que uma nova estrutura da experiência, resultante do contato com a educação estética, oferece uma base sólida para se pensar tanto uma noção de técnica não-repressiva, quanto a possibilidade de emergência de um princípio da realidade mutável.

Biografia autore

Vivian Baroni, Universidade de Passo Fundo

Mestra e doutoranda e Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-04-28

Come citare

Baroni, V. (2017). Por um outro princípio da realidade: o sentido formativo da estética em H. Marcuse. Educação, 42(1), 123–134. https://doi.org/10.5902/1984644418912

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua