<b>O fazer-se professor de língua portuguesa: constituição de identidades</b>

Autori

  • Mary Neiva Surdi da Luz Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó)
  • Glauber Oteiro Westphalen Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó

Parole chiave:

Identity built, Portuguese teacher, Graduated student, Discourse.

Abstract

Esta pesquisa nasceu da vontade de conhecer um pouco mais sobre o ser e o fazer-se professor de língua portuguesa, em especial, dos egressos do curso de Letras da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). O projeto visou analisar o discurso do professor de língua portuguesa acerca de suas concepções teóricas e da relação disso com sua prática, observando como o educador tem constituído sua identidade e como tem se apropriado das mudanças didáticas e pedagógicas que norteiam o ensino da língua portuguesa. Foram sujeitos dessa pesquisa os egressos que se formaram em diferentes organizações curriculares, com diferentes habilitações e, por conseguinte, diferentes concepções teóricas e práticas, no curso de Letras da Unochapecó. Desse grupo de egressos foram selecionados 10 sujeitos para participarem de entrevistas semi-estruturadas, que serviram como instrumento de registro de expe-riências relativas à formação e as práticas docentes. Em seu dizer, os sujeitos marcam a importância do curso de graduação para a sua formação como professor de língua e enfatizam que o modo como optaram e se constituíram em sua profissão é influenciado pela instituição família e pelos conhecimentos teóricos e práticos estudados. No discurso, o professor marca sua plena identificação aos saberes advindos de sua formação e hoje os vê como fundamentais para sua constituição como professor de língua portuguesa.

Palavras-chave: Construção identitária. Professsor de português. Estudante de graduação. Discurso.

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Come citare

Luz, M. N. S. da, & Westphalen, G. O. (2009). <b>O fazer-se professor de língua portuguesa: constituição de identidades</b>. Educação, 34(1), 219–233. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1598

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua