Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado
DOI :
https://doi.org/10.5902/198464449000Mots-clés :
Justice, Moral Value, Rating Scale.Résumé
O objetivo do presente estudo foi analisar a adesão ao valor justiça em crianças. Comparou-se as respostas dadas por crianças entre 9 e 12 anos a dois tipos de questionários: o primeiro com alternativas construídas em níveis crescentes de descentração de perspectiva social, e o segundo com as mesmas questões apresentadas de forma aberta. As questões foram apresentadas em formato de histórias que envolviam justiça distributiva, retributiva e processual. O questionário com alternativas foi aplicado em 111 crianças e o fechado em outras 28. Em ambos os tipos de questionários as crianças apresentaram as mesmas tendências na adesão ao valor, no entanto, as respostas espontâneas mostraram-se mais punitivas e com uso mais forte de sanções expiatórias que as fechadas no caso das histórias a respeito de justiça retributiva e processual.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________