Educação na economia solidária: desafios e perspectivas

Auteurs-es

  • Telmo Adams Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPG Educação

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464446481

Mots-clés :

Educação, Mediação pedagógica, Economia solidária, Trabalho associado

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198464446481

O artigo analisa os desafios e perspectivas de formação em economia solidária, tendo em vista o contexto de implementação de uma política pública nacional de educação e assessoria técnica, no processo de implantação dos Centros de Formação em Economia Solidária. Após uma contextualização com foco na reestruturação produtiva do capitalismo e suas repercussões no mundo do trabalho, o texto problematiza o ambiente contraditório em que os empreendimentos de trabalho associado resistem e buscam abrir caminhos com vistas a consolidar a economia solidária como uma das possíveis tendências de organização de trabalhadores frente às metamorfoses do trabalho. Analisam-se potencialidades e limites sob o ponto de vista das reais e potenciais mediações pedagógicas presentes nesses espaços de trabalho associado. Entre os desafios destaca-se a atuação no campo das idéias para reafirmar a centralidade do trabalho e discernir com clareza as características das alternativas da economia solidária em contraposição com a neoliberalização da solidariedade, bem como para afirmar uma prática social, ecológica, política e tecnológica coerente que supere o atual padrão de produzir e viver.

Biographie de l'auteur-e

Telmo Adams, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPG Educação

Graduado em Filosofia, mestre em Serviço Social e doutor em Educação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Linha de pesquisa: Educação, desenvolvimento e tecnologias. Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania. E-mail: telmoa@unisinos.br.

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Publié-e

2014-11-05

Comment citer

Adams, T. (2014). Educação na economia solidária: desafios e perspectivas. Educação, 39(3), 577–588. https://doi.org/10.5902/198464446481

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua