Professores iniciantes em cursos de licenciatura: história de vida, formação e desenvolvimento profissional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644440380

Mots-clés :

Histórias de Vida, Trajetórias Formativas, Professor Formador Iniciante.

Résumé

O trabalho teve por objetivo compreender a constituição das trajetórias formativas de professores formadores iniciantes em instituições federais de Educação superior na região Norte do Brasil. A abordagem metodológica foi vinculada ao campo da história oral de vida. Os colaboradores foram seis formadores, em fase inicial da carreira docente na universidade, atuantes em  cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Educação do Campo, de duas instituições de Educação superior. Empregou-se a entrevista narrativa, abordando a história de vida, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Para a análise das narrativas, utilizou-se uma leitura Interpretativa-Compreensiva. As experiências narradas revelaram que a fase inicial na docência universitária foi compreendida pelos professores como um tempo de validação dos aprendizados apreendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. Compreendeu-se no estudo que a constituição das trajetórias formativas dos formadores iniciantes atuantes nos cursos de licenciatura estava diretamente relacionada às histórias de vida, à formação e à profissão.

Bibliographies de l'auteur-e

Sebastião Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professor na Universidade Federal do Tocantins

Selva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia; Universidade de Uberaba.

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora de Produtividade do CNPq, 1B. Docente do PPGEB/Uniube e do PPGED/UFU.

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Publié-e

2021-01-31

Comment citer

Soares, S. S., & Guimarães, S. (2021). Professores iniciantes em cursos de licenciatura: história de vida, formação e desenvolvimento profissional. Educação, 46(1), e4/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644440380