<b> Análise dos livros didáticos do ensino fundamental e médio quanto aos conteúdos de saúde bucal </b>

Auteurs-es

  • Luciana Rigodanzo
  • Beatriz Unfer

Mots-clés :

Health Education, Didactics Books, Oral Health.

Résumé

As informações sobre cuidados em saúde devem ser proporcionadas na escola. As crianças e adolescentes têm oportunidade de conhecer, explorar e fixar conceitos em relação aos cuidados com o corpo, incluindo nesse contexto a saúde bucal. O propósito deste trabalho é avaliar as informações contidas nos livros didáticos do ensino fundamental e médio utilizados por escolas da rede pública e particular de Santa Maria. Um total de 48 livros foi analisado, através da análise de conteúdo, e as informações coletadas foram registradas em uma ficha previamente elaborada. Os temas referentes à cárie dentária, doenças periodontais, higiene bucal, uso do flúor, dieta cariogênica e o cirurgião dentista foram qualificados em termos de satisfatoriedade e insatisfatoriedade, segundo critérios científicos. Os resultados indicaram que há predominância do critério de insatisfatoriedade, principalmente no que se refere às informações sobre a cárie dentária e a doença periodontal, cujos conteúdos podem levar ao aprendizado errado ou incompleto. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho pode-se concluir pela necessidade de adequar os conteúdos didáticos de saúde bucal presentes nos livros utilizados pelas escolas públicas ou privadas. Nesse sentido, cabe à Odontologia subsidiar os autores de livros e as escolas com informações adequadas do ponto de vista de conteúdo científico e trabalhar junto ao professor para melhor utilizá-las junto aos seus alunos.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Livros Didáticos. Saúde Bucal.

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Publié-e

2011-09-28

Comment citer

Rigodanzo, L., & Unfer, B. (2011). <b> Análise dos livros didáticos do ensino fundamental e médio quanto aos conteúdos de saúde bucal </b>. Educação, 30(1), 181–192. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3785

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua