<b> Alcances e fragilidades: os temas de vida e morte nos livros didáticos </b>
Mots-clés :
Life, Death, Textbooks.Résumé
Este trabalho tem por objetivo analisar as formas como os temas vida e morte são abordados na educação. Inicialmente, procedeu-se a esta análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular de Santa Catarina e posteriormente, a pesquisa foi realizada nos livros didáticos adotados pela maior instituição da rede pública estadual da região do médio vale do Itajaí - SC, levando-se em conta os níveis fundamental e médio. Pode-se afirmar que tanto nos documentos oficiais, quanto nos livros didáticos os temas vida e morte estão presentes, mas se comparados entre si, prevalecem as ocorrências para o fenômeno da vida. Evita-se mencionar a morte de forma explícita e, em alguns casos, ela é ignorada ou escondida. Acredita-se que a educação como propulsora na aquisição do conhecimento possa promover a desmistificação da morte preparando os sujeitos, desde cedo, tanto para a vida quanto para a morte.
Palavras-chave: Vida. Morte. Livros Didáticos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________