O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432935

Palavras-chave:

Cinema, Atos de currículo, Multiculturalidade

Resumo

A cibercultura, cenário contemporâneo, mediado por tecnologias digitais em rede, vem impactando, significativamente, processos educativos e alterando dinâmicas sociocomunicacionais e culturais. No contexto da mídia-educação, como produtor de estranhamento de si e do mundo, o cinema estimula o surgimento de reflexões e formas de expressão diversas. Constitui, ainda, um potente dispositivo didático-pedagógico; sobretudo quando utilizado para além da perspectiva instrucional/informacional na composição dos currículos escolares voltados ao ensino superior. Alinhados à abordagem da pesquisa nos cotidianos escolares, na multirreferencialidade e nos princípios da pesquisa-formação na cibercultura, utilizamos o filme “Um Conto Chinês”, para criar atos de currículo na perspectiva de uma ecologia de saberes, uma pedagogia das emergências e uma artesania das práticas .  Desse modo, possibilitamos aos estudantes o desenvolvimento de novas visões de mundo, que contemplam, entre outras questões, a diversidade cultural e a alteridade, entrelaçando arte e educação, no contexto da pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, realizada no âmbito da disciplina Cotidianos e Currrículos, durante estágio de doutoramento. 

Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas

Professora do Programa FGV Management da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Rosemary dos Santos, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ)

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Vice-coordenadora do do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Edméa Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pós-doutora pela UAB-PT, professora convidada no Mestrado em Pedagogia do e-Learning UAB-PTlíder do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC).

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

Amaral, M. M. do, Santos, R. dos, & Santos, E. O. (2019). O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior. Educação, 44, e33/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644432935

Edição

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Artigo Demanda Contínua