Ensino Médio Politécnico: análises acerca de uma possibilidade contra-hegemônica de política educacional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644432924

Mots-clés :

Política Educacional, Reforma Curricular, Ensino Médio Politécnico.

Résumé

Esse trabalho discute o Ensino Médio Politécnico (EMP) implantado na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (REE-RS), no período 2011-2014. Analisamos os pressupostos básicos, a intencionalidade e os principais resultados dessa política educacional. O materialismo histórico dialético é a base teórico-metodológica tomada como referência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como fontes os documentos da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul e do Ministério da Educação. O material empírico foi cotejado com pesquisas realizadas em teses e dissertações selecionadas e que focaram a política em estudo. As análises revelam o conteúdo contra-hegemônico da política e demonstram processos e resultados que impactaram nos indicadores educacionais no período, bem como os primeiros retrocessos verificados nesse âmbito com a sua interrupção. Pode-se perceber que os sujeitos envolvidos viveram tensões e conflitos, protagonizaram avanços e recuos, mas os indicadores educacionais tiveram melhoras tendenciais com a implantação do EMP, reduzindo a exclusão pelo abandono e repetência. De igual forma, os resultados evidenciam a piora nos indicadores com a desmobilização desta política a partir de 2015. O artigo pode auxiliar pesquisas futuras que objetivem analisar mudanças no campo da formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Jonas Tarcísio Reis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Educação pela UNISINOS(CAPES 7). Mestre em Educação pela UFRGS. Especialista em Educação Musical pela Universidade Feevale. Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Sócio da ANPED. Supervisor do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no RS em 2014-2015. Membro do Comitê Gestor do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no RS em 2014-2015. Docente da RME-POA-RS. 

Jose Clovis de Azevedo, Centro Universitário Metodista IPA.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA. Secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) 2011-2014. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Jorge Luiz Ayres Gonzaga, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutorando em Educação pela Unilasalle. Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em História pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Coordenador Pedagógico Adjunto da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE) do RS 2012-2014. Formador Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na 1ª CRE em 2014-2015. Professor da Rede Estadual de Ensino atuando na gestão pedagógica escolar.

Références

ALVES, Aline. A Reforma Educacional do Ensino Médio no Rio Grande do Sul: um estudo a partir do contexto da prática. – 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2014.

ARAUJO, Ione Canabarro. Implantação do Ensino Médio Politécnico da Rede Pública do Rio Grande do Sul e a Pesquisa na Escola: estudo de caso. – Porto Alegre, 2014. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, 2014.

AZEVEDO, Jose Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática. 01. ed. Porto Alegre: Santillana, Moderna, 2014.

AZEVEDO, Jose Clovis de. Reconversão Cultural da Escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre: Sulina, 2007.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB 02/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica. Acesso em 31 março de 2018).

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.

CORRÊA, Tábata. Atuação curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico: o espaço dos Seminários Integrados. 2017. 169f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS / Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2017.

FERREIRA, Vera. A mudança possível e necessária para o Ensino Médio. In: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. 1 ed. São Paulo. Fundação Santillana; Moderna, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: BIANCHETTI, Lucídio;

JANTSCH, Ari Paulo (Org.). Interdisciplinaridade Para Além da Filosofia do Sujeito. Org: 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GONÇALVES, Leonardo. O Ensino Médio Politécnico na região de Rio Grande-RS (2012-2016): análise desde os pressupostos marxianos e histórico-práticos da Politecnia. 271 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pelotas -UFPEL / / Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, 2017.

GONZAGA, Jorge et al. A prática pedagógica na educação politécnica. In: AZEVEDO, Jose Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática. 01. ed. Porto Alegre: Santillana, Moderna, 2014.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Circulo do Livro, s/d.

MARX, Karl. Instrução para os Delegados do Conselho Geral Provisório da Associação Internacional dos Trabalhadores. Julho 2008. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1866/08/instrucoes.htm Acesso em: 31 de março de 2018.

KERBER, Fernanda. Desafios e perspectivas para o Trabalho Coletivo entre Professores no âmbito do desenvolvimento da Proposta de Reforma Curricular do Ensino Médio no RS. 2015. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2015.

KOSIK, Karel. A Dialética do Concreto. 7. Ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002,

MALDONADO, Luciene. Interdisciplinaridade e inovação, saberes e possibilidades na educação In: SILVA, Clemildo Anacleto et. al. Antigos e novos paradigmas: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento. Porto Alegre. Editora Metodista IPA, 2016.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. 2 ed. Campinas: Alínea, 2010.

MANACORDA, Mario Alighiero. O Princípio Educativo em Gramsci. 2 ed. Campinas: Alínea, 2013.

MARCHETTO, Suelen. Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014): fatores que interferem na ressignificação da política, no contexto da prática, em escolas de Farroupilha/RS. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2016.

PIRES, Itaara. O Ensino Médio Politécnico no RS: regulação institucional e o posicionamento docente. 2016. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2016.

RIBEIRO, Max . O Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: reestruturação curricular e contradições da prática pedagógica. 2015. 110 f. Dissertação (mestrado em educação), Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

REBELLO, Ana Paula. Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: estudo das concepções teóricas e práticas pedagógicas de professores da área das ciências da natureza. 2017. 276 f. Tese (doutorado em educação em ciências e matemática), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Gabinete do Secretário. 104 f. Relatório de Gestão (2011-2014). Porto Alegre, 2014.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014. Porto Alegre: SEDUC-RS, 2011. Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_I.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2018.

ROOS, Míria. O Ensino Médio Politécnico: uma política pública no contexto da prática em escolas estaduais de São Leopoldo/RS. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2016.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória. São Paulo: Cortez, 1998.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.

SIEBEN, Leandro. (Des)encontros no processo de implantação da proposta do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul. 2017. 182f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2017.

SILVA, Jackson Ronie Sá-; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de;

GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009 www.rbhcs.com.

SOUZA, Orides. O Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: politecnia ou polivalência?. – 2016. 113f. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, 2016.

SOUZA, Mayara. Percepções de estudantes do Ensino Médio Politécnico sobre atividades de pesquisa realizadas na disciplina de Seminário Integrado no Âmbito das Ciências da Natureza. 2015. 70f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Faculdade de Física / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, 2015.

TAMANINI, Tiago. A implementação do educar pela pesquisa no Ensino Médio Politécnico na área de Ciências da Natureza. – Porto Alegre, 2014. 110 f. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, 2014.

ZAMBON, Luciana. Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reforma curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS. 2015. 350f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil, 2015.

Publié-e

2019-12-17

Comment citer

Reis, J. T., Azevedo, J. C. de, & Gonzaga, J. L. A. (2019). Ensino Médio Politécnico: análises acerca de uma possibilidade contra-hegemônica de política educacional. Educação, 44, e102/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644432924

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua