<b>Modernidade, pós-modernidade e os reflexos na educação</b>

Auteurs-es

  • João Manuel Roratto Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464442367

Mots-clés :

Modernity, Postmodernity, Education.

Résumé

Este trabalho discute conceitos de modernidade e de pós-modernidade, com base em pensadores como Habermas, Chaui, Bauman, Oliveira, Boff, entre outros, para entender como eles repercutem na sociedade contemporânea, particularmente no que se refere às mudanças de valores sociais e, em particular, como essas transformações interferem na educação. Essa nova realidade provoca rupturas nos processos escolares, fazendo com que as estratégias familiares e institucionais sejam determinantes na inserção do educando no processo global. Mesmo na pós-modernidade, que nega que haja qualquer coisa de universal, como afirma Daniel, pode-se encontrar aspectos positivos de referência para o sistema educacional, como o respeito pela diversidade, o valor igual de todos os seres humanos, a tolerância e o respeito pela liberdade alheia, pela criatividade, pela emoção, como também pela intuição. A educação não pode abrir mão de seu papel de, compreendendo os novos tempos, adequar-se às necessidades do ensino, para com o uso de uma ética humanizatória, tornar as relações menos competitivas e mais humanas, os cidadãos mais preparados para o mundo do trabalho, com competências e habilidades para criar e encontrar caminhos de realização.

Palavras-chave: Modernidade; Pós-modernidade; Educação.

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Comment citer

Roratto, J. M. (2010). <b>Modernidade, pós-modernidade e os reflexos na educação</b>. Educação, 35(3), 519–532. https://doi.org/10.5902/198464442367

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