<b>O Ensino Médio Regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI)</b>
DOI :
https://doi.org/10.5902/198464442210Mots-clés :
Quality, High School education, Educational Policies.Résumé
http://dx.doi.org/10.5902/198464442210
Realizada na perspectiva dos estudos sobre a cultura escolar, esta pesquisa focaliza o Ensino Médio no processo de implantação de um programa de qualidade. Objetiva investigar o que se entende por qualidade do Ensino Médio regular na rede pública estadual em Minas Gerais, no processo de implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional – PDPI como parte integrante do Programa Escolas-Referência (PER) pelo governo mineiro. Tomaramse como alvo da pesquisa duas escolas públicas do interior de Minas Gerais que apresentam concepções sobre qualidade do ensino ligadas à forma como receberam e implantaram o projeto. A escola é entendida como instância autoorganizada para a produção de regras formais e informais características das organizações sociais. Sob esse modo de olhar, é vista no âmbito de contradições sociais que ora dificultam, ora impulsionam o projeto educacional. A pesquisa incluiu os seguintes procedimentos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observação. Percebeu-se que a escola e seus sujeitos defrontaram-se com uma série de ingerências na implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional, que transformam a sonhada escola em pesadelo. Os resultados revelaram que o sonho se desfaz diante de um projeto que se propõe, retoricamente, a resgatar uma “qualidade do ensino” ainda suscetível a indefinições.
Palavras-chave: Qualidade, Ensino Médio, Políticas educacionais.
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