Projeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental

Auteurs-es

  • Dalva Simone Strapasson Dias Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná
  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644417963

Mots-clés :

Educação Ambiental, Consciência socioambiental cidadã, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Résumé

O trabalho tem por objetivo socializar os resultados da pesquisa que analisou as contribuições do Projeto “Cidadão Ambiental Mirim”, no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Colombo-PR. O referencial teórico teve como pressuposto a importância da formação cidadã do educando, comprometido com uma viável sustentabilidade socioambiental. A pesquisa qualitativa, diagnóstico-avalitativa, levantou dados por meio de observações participantes, análise documental, entrevistas e questionários com docentes, equipes pedagógicas e alunos; o tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdos. O estudo revelou que o Projeto tem potencial educativo para estimular a formação cidadã dos educandos, precisando avançar sob o foco da EA crítica, em relação ao seu desenvolvimento prático e na formação dos educadores, na perspectiva de uma educação socioambiental cidadã.

Bibliographies de l'auteur-e

Dalva Simone Strapasson Dias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Programa de Pós Graduação em Educação –

Departamento de Educação - UFPR

Linha de Pesquisa - Cultura, Escola e Ensino

Educação Ambiental

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Programa de Pós Graduação em Educação –

Departamento de Educação - UFPR

Linha de Pesquisa - Cultura, Escola e Ensino

Educação Ambiental

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Publié-e

2016-07-21

Comment citer

Dias, D. S. S., & Carneiro, S. M. M. (2016). Projeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental. Educação, 41(2), 399–410. https://doi.org/10.5902/1984644417963

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