<b>A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia</b>

Autores/as

  • Telma Lucia Bezerra Alves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Suellen Silva Pereira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Laíse Do Nascimento Cabral Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464447915

Palabras clave:

Education, Teaching methodology, Resources imagistic.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464447915

 

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático inovador no processo de ensino-aprendizagem, visualizando uma renovação no ensino da geografia. No caso presente, foi dada ênfase a Geografia ambiental, correlacionando os conteúdos abordados em sala de aula com as imagens selecionadas. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas, bem como a pesquisa de campo, sendo esta realizada com discentes do Curso de Licenciatura Plena em Geografia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), da cidade de Campina Grande-PB, utilizando-se como recursos metodológicos a análise crítica-reflexiva das representações gráficas supracitadas, bem como a transcrição das declarações dos discentes pesquisados, observando-se a capacidade de compreensão e interpretação dos atributos imagéticos, críticos, humorísticos e satíricos contidos nestas comunicações, caracterizadas também pela sua temporalidade. Foi possível concluir que o uso da charge e das tiras humorísticas em sala de aula é um recurso estratégico que pode ser utilizado pelos professores, não só na área da Geografia, mas também em outras disciplinas de outros componentes curriculares, promovendo ainda um exercício interdisciplinar. A charge e as tiras humorísticas apresentaram-se como potencialidades a serem exploradas pelos professores e disseminadas no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante para entender as mensagens repassadas, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo transmitido e construído, promovendo-se, assim, uma renovação nas abordagens geográficas. Dessa forma o professor encontra mais facilidade de interagir com os alunos, promovendo a dinamização das aulas.

Biografía del autor/a

Telma Lucia Bezerra Alves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciada em Geografia, Especialista em Manejo Ecológico de Bacias Hidrográficas, Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - UFCG; Professora da rede pública Estadual da Paraíba.

Suellen Silva Pereira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciada em Geografia, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - UFCG;

Laíse Do Nascimento Cabral, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciada em Geografia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - UFCG;

Publicado

2013-06-20

Cómo citar

Alves, T. L. B., Pereira, S. S., & Cabral, L. D. N. (2013). <b>A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia</b>. Educación, 38(2), 417–434. https://doi.org/10.5902/198464447915

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua