Os conteúdos da Climatologia Geográfica na Educação Básica: análise de três escolas públicas na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466460

Palavras-chave:

Currículo, Ensino, Climatologia Geográfica

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como os conteúdos de Climatologia Geográfica são recomendados nos principais documentos oficiais basilares da Educação, que regem o ensino de Geografia Escolar em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, sendo eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Além disso, analisou os conteúdos de Climatologia efetuados no ensino de Geografia em três escolas estaduais na cidade de Três Lagoas. A metodologia se deu por meio da análise dos documentos e da sistematização dos conteúdos inerentes à Climatologia identificados. Em seguida, foram analisados 392 planos de ensino de docentes de três escolas estaduais adquiridos junto à Coordenadoria Regional de Educação. Os resultados mostram que, nos PCNs, os conteúdos de Climatologia são apontados em todos os anos seriais do Ensino Fundamental, porém, no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, apenas no 6° e 8° ano. Já na BNCC, a Climatologia é abordada no 6°, 8° e 9° ano. Quanto aos planos, menos de 10% dos documentos analisados abordaram conteúdos de Climatologia, e, em uma das escolas, os conteúdos de Climatologia não estão presentes. Contudo, a pesquisa revela uma carência dos conteúdos de Climatologia, tanto nos documentos basilares da educação quanto na prática docente.

Biografia do Autor

Ruth Helena Marquezani Rocha, Federal University of Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mauro Henrique Soares da Silva, Federal University of Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e ou Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP, Campus de Presidente Prudente (2012), com estágio de doutorado na Universade de Coimbra (2011).

Referências

ALMEIDA, Vanessa Jaqueline. A climatologia na 5ª série do Ensino Fundamental na rede particular e pública no Município de Curitiba - Pr. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

AZAMBUJA, Leonardo. O ensino de Geografia na BNCC: os percursos didáticos, das habilidades às competências. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetórias, 2019, Campinas, SP. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetórias. Campinas, SP: IGO/UNICAMP, 2019. v. único. p. 3643-3654.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Art. 37 da LDB/1996.

BRASIL. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.156 p.

BRITTO, Monique Cristiane.; FERREIRA, C. C. M. Por uma climatologia escolar no cotidiano: Estimulando Reflexões e a Criatividade dos Educandos. Revista GeoNorte, v. 1, p. 218-231, 2012.

CRUZ, Elisa, Regina. Climatologia Geográfica e Docência Escolar nas Escolas Municipais de Jataí-GO, Ano de Obtenção: 2017.

FERREIRA, Jônathas Silva. Teoria e Método em Climatologia. Revista GeoNorte, v. 01, p. 667-675, 2012.

FISCHER, Débora Vier., & LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar?. Revista Educação (UFSM), número 45, Volume 1. p. 1-21, 2020.

FORTUNA, Denizart. As abordagens da Climatologia nas aulas de Geografia do ensino fundamental (segundo segmento): primeiras impressões. In: 4º Seminário de Pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), 4., 2010, Campos dos Goytacazes. Anais... Campos dos Goytacazes: UFF, 2010 (CDROM).

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Dos PCNs à BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. GEO UERJ (2007), v. 1, p. 419-439, 2017.

GOMES, Hemerson Souza; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Ensino de Climatologia na educação básica: atividade didática com uso de jornais online. In: XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfico, Anais. Juiz de Fora, UFJF, 2018p. 886 – 895.

MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul - Ensino Fundamental. Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul, 2013.

MELLO, Marcia Cristina. Oliveira; ZANCHETTA, Juliana Fatima. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 173-190, jul./dez. 2015. ISSN 2179-4510 - http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/

MUSTAFÉ, Diego Nascimento. O ensino de Geografia no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, 2019. 2 - 99 pg.

ROLDÃO, Aline Freitas. Climatologia geográfica no Ensino Fundamental: princípios teóricos e práticos. Revista de Ensino de Geografia, v. 5, p. 58-66, 2014.

Silva, Maroni Maria Conceição; Silva, Crislândia Ribeiro; Silva, Rosilda Pereira; SILVA, Lineu Aparecido Paz. Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de Geografia no 7º ano da U.E. Florisa Silva em Canto do Buriti-PI. Revista Pesquisar Ensino de Geografia, v. 1, p. 77-96, 2015.

SILVA, Michele Souza. O clima urbano no Ensino de Geografia: por uma Climatologia Geográfica significativa. GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II, v. 4, p. 113-125, 2017.

STEINKE, Ercília Torres. Prática pedagógica em Climatologia no Ensino Fundamental: sensações e representações do cotidiano. Acta Geográfica (UFRR), v. 6, p. 77-86, 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Rocha, R. H. M., & Silva, M. H. S. da. (2023). Os conteúdos da Climatologia Geográfica na Educação Básica: análise de três escolas públicas na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Educação, 48(1), e33/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644466460