<b>Pensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aula</b>

Autores/as

  • Eliana Prado Carlino Academia da Força Aérea

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444476

Palabras clave:

Concept, Language, Meaning.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464444476

 

Muitas são as teorias de aprendizagem a subsidiar a atividade do professor, quando ele se propõe a trabalhar um determinado conhecimento ou conceito em sala de aula. A partir desses referenciais teóricos que circulam nos espaços educacionais e embasam, ainda que implicitamente, o fazer docente, surgiu nossa preocupação com o processo de ensino e as relações estabelecidas com a/pela linguagem na aprendizagem de conceitos. Procuramos, neste artigo, explicitar o movimento que ocorre por meio das inter-relações envolvendo alunos, professores e conhecimentos. Assim, apresentamos aqui a dinamicidade de que se reveste o trabalho de elaboração conceitual, no qual os sentidos produzidos nem sempre são aqueles previstos na intencionalidade do professor. Essa não convergência, contudo, não torna essa produção equivocada ou incorreta, mas faz parte da dinâmica que caracteriza a linguagem e a produção de sentidos. Para evidenciar esse processo, embasamos nossas considerações em Vygotsky e Bakhtin, por terem o signo e a linguagem como centralidade em suas elaborações teóricas e por considerarem a dialogia como princípio das interações humanas.

Palavras-chave: conceito; linguagem; sentido

Biografía del autor/a

Eliana Prado Carlino, Academia da Força Aérea

Mestre e doutora em Educação e Profª de Psicologia na na Academia da Força Aérea (Divisão de Ensino)

Publicado

2013-02-04

Cómo citar

Carlino, E. P. (2013). <b>Pensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aula</b>. Educación, 38(1), 137–150. https://doi.org/10.5902/198464444476

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua