<b> Filosofia: uma demanda da educação</b>

Autores/as

  • José Pedro Boufleuer

Resumen

O presente texto entende o filosofar como uma necessidade que se impõe ao educador. Aspectos do pensar humano, como a reflexividade crítica acerca da realidade e a percepção dos fenômenos como complexos e multidimensionais, embora apresentados como característicos do pensar filosófico, são fundamentais e indispensáveis em âmbitos de atuação como o da educação. Sendo que a educação sempre se insere no clima cultural de sua época, a compreensão dos grandes pressupostos do pensar e agir humanos que marcam cada período histórico permite, certamente, uma melhor explicitação do seu respectivo projeto de formação pedagógica. É nesse sentido que se coloca, como demanda à Filosofia por parte da educação, a tematização dos grandes paradigmas do conhecimento, resultantes do movimento de auto-reflexão da razão humana. Palavras-chave: Filosofia, racionalidade, aprendizagem.

Cómo citar

Boufleuer, J. P. (2011). <b> Filosofia: uma demanda da educação</b>. Educación, 27(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4456

Número

Sección

Dossiê: Filosofia e Ensino