<b>"Música em PAS": a música como objeto de avaliação do programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444382Palabras clave:
Program of Serial University Entrance Examination, Secondary School, Music in Schools.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464444382
Este artigo discute a proposta da música para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) tendo como referência a participação da autora nos grupos de sistematização, elaboração e revisão dos programas de 2001 e 2006, bem como atividades de pesquisa e de prática docente relacionadas com o PAS. O texto apresenta o programa, sua concepção de avaliação e os princípios e pressupostos pedagógico-musicais que orientam a inserção do conhecimento musical como objeto de avaliação obrigatório nesse tipo de concurso. Para isso, adotamos como referência a versão de 2006 do PAS/UnB, resultado da 2ª revisão do programa e vigente em 2011. O programa adota uma Matriz de Avaliação que integra competências, habilidades e objetos de conhecimento. O desenvolvimento de competências e habilidades na Música é orientado por um repertório musical que delimita o conteúdo e possibilita a realização de práticas e experiências musicais por meio de atividades de produção musical (execução, improvisação e composição musical), recepção (apreciação musical) e contextualização. Nesse processo, cabe às escolas e aos professores de música criar situações de ensino e aprendizagem musical em que a experiência musical seja celebrada no sentido de permitir a aprendizagem significativa e favorecer o sucesso dos alunos nas provas do PAS/UnB.
Palavras-Chaves: Programa de Avaliação Seriada; Ensino Médio; música na escola
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