<b>A educação complementar em Araraquara-SP: uma oportunidade de reestruturação do habitus para as classes populares</b>

Autores/as

  • Elaine Cristina Scarlatto
  • Marilda da Silva

Palabras clave:

Complementary education, Pierre Bourdieu, <i>Habitus</i>.

Resumen

Pretende-se, por meio deste artigo, apresentar e avaliar a importância do Centro de Educação Complementar Piaquara, situado em Araraquara-SP. Essa instituição foi criada em 1994 e destina-se a atender crianças que se encontram na faixa etária compreendida entre 7 a 14 anos de idade. O princípio pedagógico dessa instituição, bem como os procedimentos didáticos utilizados para sua efetivação, permitem à criança a aquisição da alta cultura. Nesse sentido, consideramos, com base na noção de habitus formulada por Pierre Bourdieu, que o Centro de Educação Complementar, por meio de suas práticas culturais, tem propiciado a seus alunos um “aumento” de capital cultural, desencadeando uma reestruturação em seu habitus primário. Acreditamos que o modelo pedagógico assumido por esta instituição é bastante adequado à educação de crianças, sobretudo para as crianças das classes populares.

Palavras-chave: Educação complementar. Pierre Bourdieu. Habitus.

Cómo citar

Scarlatto, E. C., & Silva, M. da. (2008). <b>A educação complementar em Araraquara-SP: uma oportunidade de reestruturação do habitus para as classes populares</b>. Educación, 33(2), 353–364. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/41

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Sección

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